Resenha - Eu sou o mensageiro


Há tempos estava para a fazer essa resenha, mas me desviei um pouco do que queria fazer então resolvi esperar. E agora, finalmente terei a chance de resenhá-lo, espero que gostem!

Titulo original : The Messenger
Autor : Markus Zusak
Páginas: 318 Páginas
Editora: Intrínseca
Sobre o autor : O australiano Markus Zusak é um dos nomes da nova geração literária que mais promete. Seu livro A Menina que Roubava Livros é enorme sucesso de público e crítica em todo o mundo. Na esteira deste êxito sua editora no Brasil, a Intrínseca, decidiu lançar também Eu Sou o Mensageiro, com o qual ele conquistou o prêmio ‘Printz Honor’ em 2006, na categoria de melhor autor de livros juvenis.




"Se um cara como você Ed, conseguiu, qualquer pessoa nesse mundo pode tentar."



Ed Kennedy é um rapaz de 19 anos que não fez absolutamente nada da vida. Ele dirige um táxi, mora em uma casa alugada, tem um cachorro fedorento (desculpe Porteiro), joga cartas toda semana com seus amigos e, como eu, ou talvez você, não tem nada de muito especial. Ed já começa o livro se achando uma merda na vida, sua mãe só vive pra dizer que ele não é nada e ele acredita muito nisso. Ed Kennedy, é, de certo modo, um pouco de todos nós. 

No começo do livro, Ed, que estava no banco com seus melhores amigos, acaba impedindo um assalto e isso faz com que todos olhem para o Ed, 'só o Ed' (como diria Harry), como um herói. Afinal ele salvou quem estava no banco, de um bandido atrapalhado. O que Ed não sabia era que essa visita ao banco e o fato de ter impedido o assalto, mudaria sua vida. 

O que acontece depois do assalto surpreende Ed, ele começa a receber Ás, isso ai. Ele começa a receber os Ás do baralho. Cada um com uma mensagem diferente, algo que esperam que ele faça, no primeiro momento ele acredita ser uma brincadeira dos amigos, mas quando nota que nenhum dos três, Marvin, Audrey e Ritchie, lhe enviou as cartas Ed começa a se preocupar. Todas as cartas que ele recebe vem com missões e lições. 

Algo que está em todos os cantos. Homens batendo em mulheres que tem medo de ir embora, senhoras que precisam de um pouco de atenção, garotas que merecem algo na vida... Todas as pessoas que ele encontra ao longo do livro são como ele, são pessoas que precisam de ajuda, ou até mesmo que só precisam de um incentivo pra ser algo mais. E é isso que Ed faz, ele vai lá, ele ajuda , ele faz o que pode fazer e tudo que se vê no livro é emoção, porque são pessoas reais que estão ali, pessoas que existem no nosso dia-a-dia e que as vezes não enxergamos, ou por não estarmos ligado em tudo, ou porque essas pessoas somos nós mesmos.

O livro surpreendeu a ponto de querer mudar, eu, como muita gente que leu o livro, sou um Ed, eu ainda não sei exatamente o que eu quero, mas, agora, eu sei que vou correr atrás, não importa o que seja que eu esteja procurando. A principio a narrativa do livro não me agradou, porque não é uma das minhas prediletas, mas quando eu notei que já estava envolvida com aquilo tudo, fiquei boba, porque eu me apaixonei pela narrativa de Eu sou o mensageiro de tal forma que passei a escrever do mesmo jeito, sem perceber, comecei a narrar da maneira que ele narra e é claro tive que rever um pouco como estava escrevendo.

A influência do livro, sobre mim, foi grande. Porque ao mesmo tempo em que estamos lendo uma história maravilhosa, sobre um rapaz que está fazendo a diferença, estamos lendo uma poesia em forma de livro. Acho que isso foi o que mais me cativou, não sei se outros leitores tiveram o mesmo pensamento que eu, ou se notaram isso, mas eu sentia a poesia correndo pelas veias do livro, a cada palavra eu me enchia mais de emoção, houve momentos em que eu precisei ler em voz alta para deixar aquele momento gravado em minha mente. Porque a maneira como Markus Zusak escreveu esse livro me remeteu as mais maravilhosas poesias que eu já li na vida, justamente porque essa poesia que ele escreveu foi sobre vida, de uma maneira maravilhosa.















Resenha - Eu sou o mensageiro Resenha - Eu sou o mensageiro Reviewed by A escritora sonhadora on 14:23 Rating: 5

Nenhum comentário