Mudando o assunto : Meu cabelo Crespo.

(2013)
Oi gente, como estão ? Eu vim falar de algo que sai totalmente do foco do blog. Provavelmente será muito raro me ver falar sobre isso e a vontade de postar isso aqui no blog veio depois que eu assisti esse vídeo. Eu dificilmente falo sobre cabelo, ou algo relacionado, mas hoje precisei abrir uma exceção. O vídeo fala sobre assumir o cabelo crespo, algo que tenho feito e que está me libertando. Bem, é até estranho falar sobre o assunto porque eu realmente não tenho muita noção de cabelo, maquiagem, nunca fui muito de falar sobre isso. Mas hoje resolvi usar o blog pra contar isso...

A "história", que não é tão longa assim começou quando eu era muito mais nova e tinha cabelos grandes e crespos, não era realmente um problema, mas eu sempre fui reclamona e como meu cabelo é bem fino, quando minha mãe o penteava eu reclamava, eu dizia que não queria mais pentear e isso só foi piorando. Com o tempo eu resolvi usar química, o que detonou meu cabelo por muito tempo e continuei a usar. Colocando química, escova e tudo que eu realmente nunca gostei muito, isso para ter uma "facilidade" de pentear os cabelos. Quanto mais fácil era, pra mim estava melhor.


E por muitos, muitos anos mesmo foi assim. Eu nem lembrava mais como era meu cabelo antes da química e nem tinha muito o que lembrar, porque eu passei bastante tempo usando química. Há um tempo atrás eu cismei de que queria meu cabelo cacheado, na verdade não foi há um tempinho atrás, eu sempre usei com escova, mas eu sempre gostei de cachos, sempre quis ter cachos, achava incrível uma mulher que tivesse cachos no cabelos e por um tempo tentei usar a química pra me ajudar nisso, mas como nunca fui cuidadosa com os cabelos os cachos iam embora antes mesmo de uma semana e eu ficava frustrada.

(2011)
Sempre que eu via que meu cabelo não conseguia ter cachos ficava muito triste e a partir disso achei que a única solução era ter cabelos com química, e continuei usando, porque quando eu parava de usar, a cabeleireira dizia "Mas você tem que retocar a raiz, querida" ou alguém me perguntava quando eu ia dar escova e eu é claro sempre me envolvia mais e mais e continuava a dar escova e não gostando daquilo. Acho que depois de julho de 2011, eu resolvi tirar a química do cabelo, não lembro qual foi a data exata, mas lembro que antes do termino das aulas e depois de julho, eu vi uma amiga do meu tio, que tem um lindo cabelo Black e eu pensei, porque não ? Depois de enchê-la de perguntas eu decidi que era isso que eu queria pra mim.

E desde então eu deixei meu cabelo se livrar de toda a química, no final do ano letivo, que foi também o final do meu ensino médio, eu tive - lê-se minha mãe - que tentar fazer coisas novas no cabelo para ir pro colégio, os penteados sempre com ajuda de Babyliss me ajudaram bastante, porque eu não tinha noção do que fazer, eu sempre fui muito de usar o cabelo ou em rabo de cavalo, ou em coque, e inovar quando eu precisava manter a minha autoestima e não fraquejar foi uma das coisas que me fez continuar firme, mesmo quando algumas pessoas perguntavam porque eu tinha parado de dar química, acho que isso me fez acreditar que eu conseguiria.

Ter apoio quando está em transição é fundamental, eu ouvi muitos "Porquês", mas também ouvi muitos "Vai fundo" e isso me ajudou bastante. Eu ficava perguntando a minha mãe sempre o que ela estava achando e ela dizia "Se é isso que você quer, tente" e eu tentei, em 2012 eu quis tirar um ano de "folga" antes de voltar a estudar e isso fez muita diferença. Eu fiz apenas um curso em 2012 e eu fui conhecendo pessoas novas, me conhecendo melhor, em uma das minhas andanças eu conheci uma moça, não lembro o nome, nem como ela era realmente, mas ela tinha um lindo cabelo Black e eu me apaixonei, eu perguntei a ela o que eu poderia fazer para ter um cabelo assim, até então eu não tinha cortado totalmente. Nunca passei por um Big Chop - que é um grande corte que as mulheres fazem quando querem se livrar logo da parte do cabelo que está com química - e eu pedia a minha mãe que cortasse as pontas quando eu estava com a maior parte do cabelo natural...
(2013)
E isso funcionou muito bem, eu não teria coragem de cortá-lo todo, a prima de uma amiga minha fez isso e eu achei incrível, ela fez há pouco tempo e acho que isso é libertador. E depois de muita enrolação, esse ano eu fui em um salão especializado em cabelos Afro e cortei todas as pontas de química que ainda restavam, eu é claro fiquei com medo de que a cabeleireira o cortasse muito, mas ela foi muito incrível, conversou comigo sobre meu cabelo, me perguntou muitas coisas e eu fui me sentindo melhor, ela até me ajudou com um penteado na hora, disse que eu devia deixar meu cabelo solto, que deveria mesmo tentar aprender a penteá-lo para que não precisasse prende-lo sempre, confesso que não sei pentear ainda, mas tô tentando.

Depois de ter passado por todo o processo de Libertação que foi assumir meu cabelo do jeito que ele é, eu me sinto muito melhor. Sei que ele ainda não está 100%  e eu quero continuar cuidando dele, para que ele me liberte mais vezes, eu tô retomando a minha autoestima que há muito tempo foi perdida, com ele, é bom se sentir bem, é bom se sentir  você e não negar aquilo que você é. Eu me sinto incrível quando - em algum momento consigo penteá-lo e deixá-lo do jeito que eu  quero - eu saio com meu cabelo solto e posso sentir o vento bater nele, mesmo quando ele bagunça e eu tenho colocá-lo no lugar. Gosto de me sentir bem quando me olho no espelho e vejo finalmente quem eu sou - não, isso não é uma piada porque tô usando óculos agora kkkkkk - e espero continuar tendo essa vontade de me renovar, de cuidar de mim, de saber quem eu sou.

Espero também que as garotas que estejam querendo mudar, querendo assumir seu Crespo, vá e frente, é bom contar com alguém nessa, mas é melhor ainda saber que a escolha é sua, você tem que se sentir bem do jeito que é, se você gosta de escova e acha que isso te faz bem, use a sua escova, se você acha que seu cabelo natural é o que te faz bem, use seu cabelo natural. Só não deixe que alguém te diga como você tem que estar, como você tem que se sentir e o que você tem que fazer. Que a escolha seja sua e qualquer que seja a sua escolha, se ame, se ame muito porque eu tenho certeza de que se você se amar, as coisas vão ser mil vezes mais bonitas, mil vezes melhores.





Mudando o assunto : Meu cabelo Crespo. Mudando o assunto : Meu cabelo Crespo. Reviewed by A escritora sonhadora on 19:43 Rating: 5

4 comentários

  1. Ahhh que linda *---------*
    Amo cabelo Black, acho lindo, ousado <3
    Sério, parabéns pela força de vontade e por ter conseguido o que queria!!

    Beijoos ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Mari, muito obrigada flr *--------*
      É libertador, é incrível, eu amo. E amo quando vejo garotas na rua assim, acho que é um incentivo a mais pra continuar.
      :) Obrigada flr, fico feliz que tenha comentado e queria agradecer pelo incentivo.

      Beijoos!

      Excluir
  2. Parabéns, é bastante incomum ver pessoas assim como você, que assume a sua origem e nem por isso deixa de ficar linda, amei o seu novo penteado ficou showww
    *----------*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érica, quanto tempo, flr. Eu assumi e agora tô me sentindo muito melhor, obrigada querida :) É maravilhoso mudar e receber incentivo, isso me deixa muito feliz, saudades flr *------------*

      Beijoos!

      Excluir