As 5 Maldições Imperdoáveis das Fanfics




Se eu disser que já estou cansada de fanfics ruins, alguém ai pode dizer "Não tá sendo exigente demais não, Lana ?". Não, caro leitor. Estou saturada mesmo. Comecei a ler uma fanfic que tinha tudo para ter o enredo perfeito, razoavelmente bem escrita, até rir estava me fazendo, até que eu me deparo com uma frase que me fez perder todo o tesão, toda a vontade. Na verdade, até me indignou bastante. 

Tudo bem se você quer fazer a sua personagem feminina louca, tudo bem se você acha isso normal. Mas dizer que a garota se apaixonou porque "Ele é bonito, rico e tem carro esportivo. Como não se apaixonar?". Gente, isso é o cumulo do absurdo. Coisas desse tipo me faz querer me isolar no mundo onde só existe as fanfics dos autores que eu gosto. 


Por esse motivo, eu resolvi fazer  esse post. Com todos os grandes absurdos que vemos em fanfics. As 5 maldições imperdoáveis, coisas que nem de longe da pra aceitar. Espero que vocês falem as suas, que digam o que acham das minhas e que comentem se alguma fanfic já te deixou de queixo caído tamanha a merda escrita na história.


5. Histórias mal planejadas. 

Talvez alguns leitores não notem, mas eu noto. Sempre digo que sou mil vezes melhor (ou pior, depende de como você olhe) como leitora do que como escritora. Porque existem algumas cosias que você simplesmente não pode deixar passar em branco. Confesso que outro dia estava precisando tanto de fanfics que li algumas terríveis, algumas que me isentavam de pensar sobre o assunto e só me faziam rir ou tiravam algum problema incomodo da minha mente. Mas  não dá para aturar uma fanfic mal planejada, em que as reviravoltas na verdade são só o autor querendo um pouco mais de drama ou tateando às cegas um interruptor procurando luz.

Isso não dá. Cito sempre esse "causo" histórico que me marcou muito. Eu comecei a ler uma fanfic em que Rose e Scorpius estavam apostando alguma coisa, no meio da fanfic ela, que era super confiante se tornava uma garota que começava a se cortar, sem motivos aparente. E no final da história Lord Voldemort aparecia para dominar o mundo ou algo do tipo. E só pra ter ideia, isso não é problema só de fanfics, resenhei há pouco um livro que tem zero de planejamento, é tão clichê e previsível que parece uma fanfic. 


4. Banalização de assuntos relevantes


Uma coisa que não gosto é a banalização de algumas questões sociais. Um exemplo que embora nunca tenha visto, me deixa chateada quando ouço falar é colocar personagens que foram violentadas, após um curto período de tempo, com qualquer outro personagem, tipo iniciar uma vida sexual de uma personagem com um estupro e depois mostrar que ela está transando com todo mundo de boa, achando maravilhoso e nem ligando para o trauma que ela sofreu. 

Violência sexual é algo difícil não só na vida real como de se escrever também. E é tratado de forma tão banal nas histórias, assim como gravidez na adolescência, como acidentes de carro, uso de camisinha, de drogas e qualquer outra coisa que poderia ser explorada profundamente ou que poderia ao menos ter um destaque, para servir de aviso até mesmo para os jovens que leem essas histórias.


3. Personagens tratados de formas superficiais 


Existem pessoas superficiais ? Fúteis ? Sim, existem.  Mas não da pra escrever que alguém se apaixonada pela outra pessoa pelo fato dela ser bonita, rica e ter o carro do ano. Não da pra fazer um personagem tão vazio, não importa se ele é o personagem principal ou o secundário. Essa história que comecei a ler e citei no começo me deixou chocada porque eu duvido muito que a autora tenha visto isso como um problema, ela achou normal.

Claro que podemos criar personagens assim, mas ninguém é 100% superficial, ou fútil, ninguém se apaixona por riqueza, isso pode ajudar, pode deixar uma pessoa animada ou feliz, mas caramba, não é algo que você quer passar para seus leitores como se fosse uma qualidade. Ou dizer que uma outra pessoa não a notou embora você estivesse com roupas curtas. Ou mostrar que um personagem só pode ser legal se ele tiver tanquinho, por exemplo. Pode até ser a realidade de algumas pessoas, mas é realmente imperdoável inserir em uma cultura já tão defasada como a nossa, mais conceitos e mais esteriótipos e padrões do que ela já tem.


2. Usar ações psicóticas e justificá-las com um desculpas vazias


Já vi isso em livros. Se seu personagem é um Serial Killer, um assassino em massa, alguém que gosta de matar, de poder ou qualquer coisa do tipo,  não justifique atrás de um "Mas a vida dele foi difícil" "Ela mata porque foi violentada" "Ele é assassino em série porque viu o pai matando a mãe...". Sério, não façam isso. Em primeiro lugar, a não ser que você seja estudante de psicologia, pergunte antes a um psicólogo sobre coisas do tipo. Ainda assim, pare de tentar justificar atos monstruosos como se isso fosse a causa das maldades do personagem.

Confesso que fiz isso uma vez, algo que se assemelhava a isso e posso ser sincera ? Que babaquice. A garota matou muita gente e ai eu venho com uma justificativa ridícula de que a sociopatia dela tem a ver com o que ela sofreu na infância ?! Um ponto a menos pra Grifinória. Sério, não façam isso. O meu mais novo psicopata é psicopata por um motivo: Porque ele é. Simples assim, ama matar, faz misérias, violenta a esposa, bate na pobre coitada, porque ele é assim, não vou arranjar desculpas para o indesculpável. 



1. Foda-se a lógica

Embora eu tenha falado de falta de planejamento, acredito que algumas coisas mal planejadas até podem dar certo. Tem gente que consegue contornar, fica ridículo, mas talvez tenha um pouco de lógica. Ok que você shippa Percy Jackson com Harry Potter, realmente não me importo, mas faça sei lá, uma história no Universo Alternativo em que eles fiquem juntos. Custa ? Não, não custa. Não faça Percy se tornar bruxo, se apaixonar por Harry e os dois ficarem felizes na escola, porque isso jamais aconteceria.

E não porque eu esteja amaldiçoando seu shipp nem nada do tipo. Mas porque existem diversas regras que tornariam essa permanência ou até mesmo um encontro deles totalmente louco e improvável. Uma coisa é você fazer uma fanfic no sense assim. Outra é levar a série acreditar que isso está bom. Porque não, não rola. Sua fanfic pode se passar no país dos Pênis, em que existem árvores de chumbo, mas se você souber como escrevê-la, ela vai ser a coisa mais interessante que alguém já viu. Caso contrário, você mesmo pode dar um foda-se a lógica, porque vai ser algo imperdoável. 



Menção super honrosa a quem comete plagio. Não quis colocar na lista porque acredito que todos sabem que isso é errado e que é mais do que imperdoável. "Se você não escreveu, não poste como se fosse seu". Mas digam aí, o que é imperdoável para vocês ?











As 5 Maldições Imperdoáveis das Fanfics As 5 Maldições Imperdoáveis das Fanfics Reviewed by A escritora sonhadora on 21:21 Rating: 5

4 comentários

  1. Essa história se encaixa mais ou menos na 2
    Mas é tudo tão bem planejado, e no final não ficam pontas soltas . Recomendo pra vc que tá com dificuldade de achar fics boas, com certeza vai se surpreender no final. Acredito que se virasse filme podia até ganhar Oscar (ou não) Obs: a autora é portuguesa, então obviamente está escrito em pt de Portugal, mas a história não deixa de ser boa por isso. https://www.wattpad.com/story/9359089-campo-de-f%C3%A9rias
    [11h34 18/09/2015] Alessandra Andrade: Não consigo parar de ler, fica viciante logo já no terceiro capitulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas na vdd pensei bem, Campo de Ferias no wattpad não tem muito a ver com a 2, pq o assassino não era serial killer e nem pisciopato, a matança foi por causa de vingança mesmo.

      Excluir
    2. Obrigada pela dica, Alessandra. Estou mesmo sem achar boas fanfics, é até meio revoltante. Vou olhar mesmo a fanfifc, porque é tão difícil achar fanfics bem escritas e boas e com autores que sabem o que fazem. Tenho várias amigas que escrevem e felizmente todas escrevem bem, porque ai sempre tem alguma história boa pra ler, mas quando é de outro fandom, por exemplo, ai eu tenho que morrer a procura de uma nova. E sobre essa ser vingança, é ainda melhor. Eu já escrevi uma em que colocava mil problemas idiotas para a garota ser psicopata, depois que reli fiquei com vergonha por ter escrito algo assim, mas aprendi.

      Excluir
  2. Uma coisa que eu acho insuportável é como todo protagonista é o fodão! Tipo, ele é foda, tem amigos fodas, só dá foras bem dados na cara dos inimigos, todo mundo ama ele e tudo gira em torno dele 😒 Da vontade de escrever nos comentários: QUERIDO, ME POUPE. SE POUPE. NOS POPUPE

    ResponderExcluir