É Bullying!




Hoje, venho eu, Ilana da Silva Sodré, por meio deste post, falar sério com os leitores do blog. Eu estava escrevendo um post sobre Bullying, o nome é "Bullying: Reféns do Medo", o post não está nada bom e eu vou reescrevê-lo, estou há mais de um ano parada nesse post. Eu o estava fazendo errado, eu estava criando um post superficial pra falar sobre algo sério e por isso decidi adiar, quero fazer algo completo. Mas o que eu vim falar mesmo é sobre o bullying de outra maneira. Quer dizer, não de outra maneira, mas pelo meu ponto de vista.

Algumas pessoas acham que Bullying é algo que só acontece nos filmes americanos, onde alguns alunos populares fazem gato e sapato dos alunos impopulares. Sinto informar aos que acham isso, que o Bullying não existe só em filmes americanos. Ele está tão presente nas escolas, quanto os alunos. O Bullying é uma palavra que machuca, é uma humilhação sofrida, é ser retalhado por ser diferente, ou por ser igual. É algo, que infelizmente, é comum nas escolas, faculdades e ouse dizer, em trabalhos. 

Quem sofre Bullying, ou já sofreu, raramente sai por ai dizendo isso. Não é algo que as pessoas costumam ostentar, porque não há o que ostentar. Para alguns parece que "Sofrer Bullying" está na moda, mas o que acontece é que as pessoas começam a abrir os olhos quando veem casos de Bullying e resolvem falar também. 


Eu já sofri Bullying, por isso o interesse em escrever algo sobre o assunto. Não é algo que me atormente muito, mas foi algo que eu passei, calada, porque quando você sofre Bullying e fala, se torna pior. Se você reclama de um apelido ofensivo, por exemplo, você só estava fazendo com que ele se torne mais forte, que todos o conheçam por esse apelido. É triste não poder nem ao menos reclamar. Ser humilhado e ter que aguentar calado. Acho que muita gente que pratica Bullying acha que é apenas uma brincadeira sem consequências, mas tem consequências, algumas mais terríveis que as outras.

Nunca apanhei de ninguém, mas já vi um garoto ser empurrado em uma pista, não aconteceu nada de muito grave com ele, mas a humilhação e a dor que ele deve ter sentido, com toda certeza não se apagarão facilmente. Já fui chamada de Gorda, de Baleia, já fizeram montagens horríveis com fotos minhas e tem gente que diz "Ah, isso não é Bullying não, garota". Ai eu me pergunto, se isso não é Bullying, o que é Bullying ? Eu já chorei muitas vezes pensando no meu corpo e culpando por ser gorda, hoje eu sei que não há nada de errado nisso, eu não ligo para que os outros pensam ,mas houve um tempo em que coisas assim eram usadas para me atingir.

Na quinta série eu mudei de bairro e de colégio. Eu deixei meus amigos para trás, meus conhecidos e embarquei em uma nova escola, com poucas pessoas conhecidas por mim. Eu usava rabo de cavalo com trancinhas e eu lembro que pedi pra minha mãe parar de fazê-las, achei que já estava mocinha, estava com medo de ser perturbada por alguém e estava querendo me enturmar. E meu cabelo sempre foi cheio, mesmo quando eu usava relaxamento, o que na época não acontecia com constância, ele adquiria um bom volume. 

Na minha primeira semana de aula um garoto, nem ao menos lembro quem é ele, me disse que meu cabelo estava atrapalhando ele enxergar o quadro. E então eu me esquivei. Mas depois começaram os apelidinhos terríveis, por causa do meu cabelo. Não lembro exatamente o que fiz a respeito disso, mas eu senti vontade de chorar. Sempre fui muito emocional e aquilo me pegou desprevenida. E por anos houveram muitas brincadeiras, muitas por causa do meu peso, ou meu cabelo, brincadeira que com o tempo eu passei a relevar, passei a ignorar e não pensar mais no assunto.


Mas sempre que leio um livro que tem como tema, o Bullying, eu relembro. Quando eu li 'Os 13 Porquês' de Jay Asher, foi como se eu houvesse voltado a escola, com garotos e garotas cruéis falando coisas terríveis para mim. E o fim trágico da personagem só me faz pensar que ali poderia ter sido eu, se eu não aguentasse a pressão de toda aquela agressão emocional que eu sofri. Houve um tempo em que eu chorava baixinho, perguntando porque diabos eu tinha que sofrer, quando eu não havia feito nada pra merecer isso.

Hoje não existem mais dores. Não existem nem as lembranças de todas as coisas que eu passei, eu as apaguei com o tempo, porque pior que sofrer é ficar presa ao passado. A um passado horrível, com pessoas cruéis que não merecem nem um pouco da minha atenção. Pessoas que infelizmente eu vejo as vezes, sempre que passo por um garoto que fazia Bullying comigo, tento nem olhar na direção dele, pra não pensar, pra não lembrar e pra não sofrer de novo. 

Por isso, quem leu esse texto até o fim, eu queria dizer que o Bullying é algo que arrasa com uma pessoa. É um sofrimento desnecessário, é uma humilhação ou verbal, ou física. Sofrer Bullying por estar fora do padrão, é horrível. Porque merecemos ser tratados de maneira diferente ? Porque temos que nos esconder ? A vida tem que ser tratada de melhor maneira, as pessoas tem que saber como tratar as outras, tem que descobrirem que todos tem sentimentos e que uma palavra ferina, magoa muito. Magoa mais do que podemos expressar. 

Queria eu, poder combater o Bullying. Queria que as crianças e adolescentes não fizessem distinção um dos outros. Queria mesmo. Queria que ao invés de almas magoadas e feridas, eles levassem para casa corações cheio de alegria para compartilhar. Queria que os choros fossem de felicidade. Que as brincadeiras fizesse todos rirem juntos e não apenas alguns rindo de um. Queria que o mundo soubesse amar mais e fazer as pessoas sofrerem menos....E espero que um dia isso aconteça, até lá, tentarei falar para ser ouvida, tentarei mostrar o que sei e consolar os que precisam. Espero me sair bem em minha jornada, sei que vai ser dura, mas eu lutarei até o final.





É Bullying! É Bullying! Reviewed by A escritora sonhadora on 19:10 Rating: 5

Nenhum comentário