Resenha — Precisa-se um avô





Olá, galera. Protelei bastante a postar algo aqui... Na verdade, acho que no geral, tenho estado bem lerda. Mas hoje, olhando meu Skoob, vi que ainda não tinha resenhado esse, que é um livro cutinho de literatura infanto-juvenil. 




Precisa-se de um avô é um livro de Heleninha Bortoni e conta a história de Lino e seu avô Agnelo. Confesso que gostei do livro de cara, embora ele tenha ficado uns dois anos na minha estante. Lembro de tê-lo comprado na última bienal que teve aqui em Salvador, mas a leitura aconteceu só esse ano. 

O livro fala desse avô e seu neto que moram em uma fazenda e que tem uma boa amizade. Dia após dia os dois mostram o companheirismo que existe na relação dos dois. Gosto da forma com Nelo e Angelina, os avós de Lino, ensinam a ele sobre tudo. São várias experiências que nos fazem mesmo refletir sobre isso.  

Eu super recomendo, não só para crianças e adolescentes, embora acredite que esse livro seja de grande importância para eles. Uma criança que lê e aprende com ensinamentos tão simples, mas tão necessários como os desse livro (e de muitos outros, é a verdade), se torna um adulto responsável e com uma visão ampla de diversas situações.  Foi uma grande lição sobre caráter.

E claro, além de ensinamentos, tem personagens engraçados, tem o lado regional, não exatamente de onde, mas acredito que da região Sul do país em que imigrantes da Itália vieram há algum tempo, os avô de Lino são e sempre falam da Itália com ele — de forma que há sempre um paralelismo sobre a infância do avô e a dele. É um livro que merece muito ser lido!




















Resenha — Precisa-se um avô Resenha — Precisa-se um avô Reviewed by A escritora sonhadora on 18:13 Rating: 5

Nenhum comentário