Vamos falar sobre Violência Sexual e a Cultura do Estupro?
Em uma conversa com uma amiga sobre fanfics que lemos e que há muito tempo não atualizo, por causa dos conteúdos da faculdade, resolvemos falar sobre uma que eu havia parado no segundo capitulo. A conversa girava em torno das ações dos personagens quando ela me conta que o personagem principal se aproveita de uma garota bêbada, que ele coloca algo em sua bebida e depois dorme com ela. "Ah, mas ela quis, né ?". Não mesmo. Isso é estupro, minha gente.
Esse assunto me fez querer falar mais sobre esse tipo de violência que, embora muitas garotas saibam e ouçam falar, nem sempre entendem a gravidade e como algumas ações podem ser tão reveladoras, como elas podem mostrar que aquela pessoa está sim cometendo violência sexual.
Embora algumas pessoas possam achar que por ser em uma história, isso é normal, não é. E não falo da violência sexual em si. Quer escrever um texto sobre estupro ? Violência Sexual ? Violência Doméstica ? Psicológica ? Vai fundo! Mas não faça a personagem principal se apaixonar pelo cara, amá-lo e continuar junto, perdoar e acreditar que aquilo não foi nada. Porque foi algo. E algo muito sério.
É algo que às vezes é tão pouco comentado, debatido, exposto. Muitas mulheres sofrem violência sexual, poucas denunciam e algumas acreditam piamente que são as culpas por isso. Até quando vamos disseminar, vamos acobertar e deixar que casos assim aconteçam ? Muitas vezes mulheres não sabem o que significa realmente a violência sexual. Algumas acham que tudo bem se um cara roubar um beijo, tudo ok se ele passou a mão onde ela não queria que ele passasse, quando uma mulher acredita que ser violentada, que não querer sexo, mas ser obrigada a fazê-lo é algo normal, nós temos que parar e tentar enxergar que sociedade é essa.
Mulher tem que aprender a "se dar ao respeito". Elas sabem que se usarem roupas curtas podem ser abordadas, violentadas, que podem ser perseguidas. É assim que queremos a sociedade ? Você quer realmente dizer a uma garota que ela, a vitima, tem que usar roupas mais longas ? Que ela não pode andar até certo horário na rua ? Que ela tem que se submeter a algo assim quando deveríamos ensinar aos rapazes que o corpo é da mulher e quando ela diz não, é não ?
O pior é que realmente é isso que acontece. Hoje eu estava navegando no facebook quando me assustei com um caso realmente horrível. Foi uma manchete do R7, dizia assim "Criança de 7 anos sofre estupro coletivo dentro de ônibus escolar no Tocantins", eu realmente fiquei balbuciando por algum tempo. Chamei uns colegas para ver, mas fiquei tão chocada. Como assim, uma menina de 7 anos ?
Ai pensei, foi em um ônibus escolar. Então não pode ter sido um adolescente ou uma criança. Me recusei a acreditar nisso. Estava realmente tentando tirar conclusões precipitadas, mas quando abro o texto, todo o nojo e repulsa se torna tão mais forte, porque uma criança ainda mais nova foi também violentada. Porque uma outra criança aliciava as pequenas e as levava até o fundo do ônibus para que elas fossem aliciadas.
Quando que eu poderia imaginar que leria algo tão podre quanto essa matéria ? Quando ? Depois de passado o choque inicial, eu fiquei mais revoltada que nunca, fiquei realmente desesperada. Se para uma mulher adulta algo assim é insuportável, como uma criança, de 7 anos e uma de 5, conseguiriam manter a sanidade diante disso ? Que tipo de pessoa faz algo assim ?
E, mesmo diante de matérias como essa pessoas não falam sobre violência sexual. Pessoas não ensinam às suas crianças o que é certo e o que é errado. Até quando veremos noticias como essa ? E como esta aqui, que também saiu hoje, mas no jornal Correio da Bahia " Menina de 14 anos é estuprada e morta pelo irmão no dia do aniversário".
Eu realmente não sei vocês, mas quando eu li essa segunda noticia, eu não soube como continuar a escrever. Alguém tem duvidas de que precisamos discutir a cultura do estupro ? Alguém realmente tem dúvidas sobre isso ?
Lembrei de um caso que aconteceu aqui, na Bahia, de uma banda que foi condenada por violentar duas garotas. Imagine, a banda, que fazia sucesso na época, saiu em vários jornais. Muita gente os defendia vigorosamente. Perguntavam porque duas garotas menores de idade estavam no ônibus dos garotos, diziam se elas tinham mesmo sido violentadas ou se estavam querendo tomar sucesso na fama dos dois.
Confesso que na época que fiquei com um pé atrás. Sem saber se as garotas diziam a verdade e olha que não era fã da banda. Achei estranho. Estranho que todos tivessem participado. Pensei "Poxa, todos eles foram coniventes e participaram de um ato tão bárbaro como o estupro ?". E não é que os rapazes foram condenados ? E eu ainda não consegui entender como eles foram capazes de tal barbárie.
E pior que isso foi terem boa parte da sociedade a favor deles. Como pode ? Nós vamos duvidar das vítimas mesmo quando as evidências mostrarem que elas são vítimas ? Esse é só um dos casos, imagina os milhares que nós não temos conhecimento ? Quero dizer, nós podemos sofrer todo o tipo de repressão, sermos instruídas a andar de tal ou tal forma, mas quando algo acontece nossa palavra se torna feita de nada ?!
Novelas, brasileiras e estrangeiras, colocam estupro como algo que não afeta em nada a vida de uma pessoa. Uma mexicana que minha amiga assiste o personagem principal violenta a garota e ainda assim, no final, os dois acabam juntos. Uma temporada de malhação o cara rapta a garota, a beija a força e todos acham isso lindo, batem palmas e dizem que esse tipo de atitude obsessiva e agressiva, é algo fofo.
Vejo todos os dias pessoas dizendo que os EUA é uma sociedade totalmente doente e eu realmente não discordo. Mas e o Brasil ? Também não é um país doente ? E aquele médico que violentava suas pacientes enquanto estavam dopava ? E as meninas que são violentadas nos fundos dos ônibus, em estupros coletivos ? E a garota, garota não, menina. A menina que no metrô, ao reclamar de ser encoxada ouviu um coro de "Estupra" de vários marmanjos.
Ah, sim, para não falarmos de um clássico caso, o do politico Bolsonaro que disse que não violentaria uma deputada "porque ela não merece". Poxa. Porra, na verdade. Porra, que sociedade é essa ? Porque nós não estamos falando nada realmente sério para que coisas desse tipo acabem ? Isso não é só machismo, isso é uma série de coisas terríveis, crimes de ódio conta mulheres, isso é uma sociedade patológica que se esconde atrás de meio mundo de mentiras e que acredita que continuar escondendo e não dando valor a esses tipos de crimes, é normal.
E sabe o que é mais inacreditável em todos esses fatos ? As pessoas simplesmente esquecem. Hoje falamos, amanhã esquecemos e daqui há dois dias mais um caso desse tipo é colocado em pauta, mas as sociedade não se movimenta, a educação continua a mesma. A menina ainda precisa usar uma roupa maior, o menino não aprende que não é não. A mulher tenta não ligar para o fato de não querer o sexo e ainda assim ele ser enfiado goela a baixo...
Todos vão calando e vão tornando a sociedade um lugar onde a impunidade reina. Porque, na maioria das vezes, a vitima nem chegar a deixar que seu caso seja colocado em julgamento. Por medo. Medo de sofrer mais uma vez na mão de criminosos, medo de tantas coisas que acham que esse "incomodo", que é considerada a denuncia, não vai ajudar em nada. E todos calados, em uma espiral massiva de silêncio, deixam que o monstro faça o que quiser sem nem ao menos reclamar.
Fontes: Menina de 14 anos é estuprada e morta pelo irmão no dia do aniversário
Criança de 7 anos sofre estupro coletivo dentro de ônibus escolar no Tocantins
Bolsonaro repete que não estupra deputada porque ela 'não merece'
Ps. Foquem na imagem dessa matéria, se a garota foi quase violentada pelos caras, o que melhor do que faz uma campanha com caras fortes como seguranças ?! Ideia genial. Só que nunca!
Vamos falar sobre Violência Sexual e a Cultura do Estupro?
Reviewed by A escritora sonhadora
on
23:22
Rating:
Post a Comment