Vamos falar sobre Hermione ?


Perece que sempre estou atrás de assuntos tidos como polêmicos, e muitas vezes é mesmo. Ontem, enquanto navegada pelo facebook, vi uma notícia que me agradou e me desagradou ao mesmo tempo. A atriz que interpretará Hermione Granger no teatro é negra (Yeah \o/), mas os preconceituosos insuportáveis já começaram o mimimi de sempre, a intolerância e a chatice. 

Vi diversos comentários em diversas páginas, muitos deles de pessoas negras dizendo que se sentiam representados pela primeira vez, que Hermione se interpretada por uma mulher negra era algo incrível e, assim como esses fãs, minha animação estava a mil, na verdade, ainda está. Mas por outro lado, o número de comentários preconceituosos, extremamente racistas e nojentos está fora de comentários.

Eu vi pessoas justificando de forma tão ridícula que não dá para entender de forma alguma. O último comentário que eu li era de uma garota que queria que J.K explicitasse no livro que Hermione é negra (até porque ela provavelmente é péssima de imaginação, afinal estava "exigindo" isso.) e que Dumbledore é gay (acredito que essa garota tenha muitos problemas, mas isso não vem ao caso). Ai eu me pergunto, para quê isso ? Se fosse ao contrário, se um personagem gay se tornasse hétero em uma adaptação, alguém acha que haveria tantas criticas ? Ou se um personagem negro se tornasse branco ?!

Tô tão enjoada de ter que ver essas coisas, essas pessoas e essas ideias pré-concebidas sobre tudo. É um nojo sem tamanho, você lê e não sabe se ri da mente tacanha ou chora pela tamanhã ignorância. E o pior é que J.K postou em seu Twitter um tweet dizendo que não importa qual a cor da pele da personagem e mil pessoas caíram matando em cima disso. É vergonhoso em qualquer lugar do mundo e infelizmente é muito vergonhoso que aqui, no Brasil, um país em que boa parte da população é negra e descendentes de afrodescendentes, tenhamos tanto racismo entranhado a ponto das pessoas acharem normais contestarem algo que não precisa ser contestado.

O que eu consigo levar disso é que a gente precisa lutar mais do que eu achava que precisávamos. Tá vergonhoso, tá nojento, tá triste conviver com tantos preconceituosos. Vamos mudar Brasil e mundo, porque  #VaiTerHermioneNegraSim. 


Quer saber um pouco mais sobre a adaptação ? Clica aqui!

Vamos falar sobre Hermione ? Vamos falar sobre Hermione ? Reviewed by A escritora sonhadora on 13:53 Rating: 5

Nenhum comentário