Resenha - Cadê você, Bernadette ?



Título: Cade Você, Bernadette?
Autora: Maria Semple
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Ficção
Ano: 2013
Páginas: 372

Oi gente, esse é o primeiro livro do desafio que estou fazendo e o primeiro livro que li no ano. Queria fazer uma boa resenha sobre o livro, porque ele merece uma boa resenha e porque eu gostei muito. Eu tô meio preguiçosa, eu li o livro há alguns dias e nada de escrever sobre ele.

Cadê você Bernadette ? É um livro incrível que é narrado por uma garota de 15 anos, Bee, mas que tem muitos emails compilados que ela recebe para poder descobrir onde a mãe dela - Bernadette - está. Bernadette é uma ex arquiteta de 50 anos que é vista pelos habitantes de Seatle como uma pessoa antissocial e grosseira. De fato, ela não gosta muito das pessoas - também, com o nível de pessoas a que somos apresentados no começo do livro, é até dificil não ser. - do seu bairro e reclama de um monte de coisas. Inclusive da cidade em que mora.

Só que Bernadette não é aquele tipo de pessoa que reclama de tudo somente por reclamar, na maioria das vezes ela tem razão, como quando fala de Audrey Griffin e das Moscas de Galer Street. Se formos nos basearmos pela sinopse dos livros, nem começá-lo seria possível. Porque a sinopse não diz absolutamente nada do que vai acontecer, dá um resumo muito batido de uma história incrível que vai acontecendo ao longo do livro.

Bem, existem muitas coisas sobre o livro que eu quero falar e acho que não vou conseguir falar de tudo, então vou me focar nos pontos mais importantes. Bernadette e a filha, Bee, tem uma ligação maravilhosa, são mãe e filha como poucas são por ai. Ela é casada com Elgie trabalha na Microsoft. Mas Elgie está descontente com a esposa dele e uma das ações dele no livro (uma não, várias, Elgie pisa muito na bola), faz com que Bernadette suma do mapa.

O livro tem seu toque cômico, mas também consegue deixar as pessoas indignadas, eu fiquei, com a superficialidade das relações de algumas pessoas, a maneira como Audrey tratava dos problemas delas era tão ou mais infantil quanto uma criança de 5 anos e, em alguns casos, Bernadette devolvia no mesmo nível. Não vou mentir, se houvesse uma Audrey Griffin na minha vida eu teria perdido a paciência com ela assim que a primeira frase saísse da boca dela. Mas na maioria dos casos Bernadette age tranquilamente, de uma maneira que faz com que Audrey se enraive ainda mais.

Não chega a ser um spoiler, por isso vou falar, acho que a coisa que Audrey mais queria até certo ponto do livro, era apenas ser o centro das atenções. Ser uma mãe perfeita, uma colaborado para o colégio em que o filho estudava e uma boa esposa. Mas aos poucos vamos notando que todos tem problemas e ela não é uma exceção a regra. E isso a torna mais humana, não faz com que eu goste dela de cara, só comecei a gostar da Audrey a partir de certo ponto do livro.

Ela não é o maior problema, existe uma coisa chamada Soo-Lin que eu chamo de Sonsa-Lin que chega para me enlouquecer no livro e me fazer xingar horrores. Nunca falei tão mal de dois personagens aqui em casa quanto falei dessas duas, minha mãe ouviu bastante a cada nova peripécia delas eu ia me queixar para minha mãe.

Bem o livro é sobre uma viagem que Bee quer fazer para a Antártida, algo que Bernadette quer fazer com a família, mas não sabe se essa coisa/fobia ou sei lá o quê, que ela sente de não ficar perto das pessoas, vai ajudá-la. Eu acho Bernadette genial, gosto de como ela age, gosto dessa personagem que é tão inusitada, que é uma boa mãe e que tenta fazer tudo para agradar a filha. 

Acho que eu abri o ano com um livro maravilhoso e espero continuar no mesmo ritmo, com livros tão bons quanto. Espero que leiam o livro e que opinem sobre ele, é bom saber, quem já leu, diz o que achou... Espero que gostem!






Resenha - Cadê você, Bernadette ? Resenha - Cadê você, Bernadette ? Reviewed by A escritora sonhadora on 02:43 Rating: 5

Nenhum comentário