Modinha é o Caralho




Modinha. Eis uma palavra no mundo que eu odeio. Odeio mesmo, não suporto, acho irritante ter que ouvir falarem disso, ter que ler alguém falando disso. Não entendo como chegamos a isso. Confesso, alguns livros, alguns filmes, algumas coisas me irritam, mas não por serem as denominadas 'Modinhas'. Sou o tipo pessoa chata — quem me conhece sabe exatamente do que estou falando — que se não gostar de algo reclama, diz que não gosta, expõe os defeitos. E não me importo muito caso seja algo novo e que gosto mundo goste (vide 50 tons de Cinza). 

Não sou do tipo de que acompanha as "modinhas", não porque me acho cult, ou me acho melhor do que ninguém. Na verdade muitas vezes, contrariando toda a lógica de uma estudante de Jornalismo, espero a coisa ficar fria para não ter tantas opiniões influenciadoras ao meu redor. Faço isso sempre, com boa parte das coisas que leio/assisto. Confesso que aos poucos tenho mudado essa visão de me abrir ao novo, não que eu tenha problema com o nome, não tenho, mas entendo que às vezes deixar para a última hora não muda tanta coisa assim.


Eu li livros de John Green tentando identificar ali o autor que todos falavam ser maravilhoso, desculpem aos fãs, mas não encontrei o que buscava. Criei expectativas que a narrativas e os textos dele não souberam superar. Foi até desgastante. Ele escreve bem, mas escreve como um bom escritor, exatamente isso. Existem escritores com narrativas fantásticas, aquelas que te abalam e colocam você em um outro patamar, as narrativas que te viciam, não consigo enxergar isso em seus textos. Claro, vai também em uma questão de gosto. E eu, particularmente, não gosto.

E o fato de não gostar realmente não tem a ver com a moda que gira em torno dele, longe disso. O caso de 50 tons de Cinza é o mesmo. Confesso, não consegui ler até o fim e talvez, no futuro, eu leia para resenhá-lo, para colocá-lo aqui e analisar o que ainda não entendo sobre a narrativa que achei detestável. O fato dos fatos é, mesmo não gostando de produtos que são considerados modinha pelo simples motivos de não gostar, eu entendo plenamente as pessoas que gostam. E odeio o fato de pessoas acharem que pessoas que leem livro que são considerados modinhas ou assistem filmes e séries considerados motivas são idiotas.

Elas não são. Aquele produto que é oferecido é exatamente perfeito para ela. É ruim pra mim, ou pra você, mas é o que a pessoa gosta. É o mesmo quando me dizem, por exemplo, que eu gosto de uma banda, por exemplo. Ele pode não servir para outras pessoas, mas é o que eu gosto. Então não consigo mais ver essa peculiaridade das pessoas de acharem que tal coisa só são boas se forem clássicas, se não estiverem totalmente na mídia ou se essas mesmas coisas não forem modinhas. 

Gente, vivemos em um mundo com milhares de pessoas, elas tem gosto diferente dos nossos, se formos brigar todas as vezes que discordamos, se formos colocar para baixo e falar mal das coisas que as pessoas não gostam sempre, nunca vai existir uma convivência pacifica. Venho falar disse o justamente por isso, tenho visto e tenho até falado muitas coisas na internet que me deixaram até decepcionada comigo mesma. Mesmo quando as pessoas não respeitam nossos gostos não devemos atirar para elas o mesmo discurso. 

Notei hoje que tenho feito exatamente isso, não me orgulho, deixei que coisas banais se tornassem discursos de ódio para pessoas que discursam a mesma coisa contra mim. O que percebo é que não vale a pena, por diversos motivos. Um deles é, temos nossa opinião, temos o nosso gosto e se ele é moda ou não ninguém nunca vai conseguir mudar isso. Nós eventualmente podemos mudar, mas as pessoas não. Então acredito que não da mais para seguir ofendendo, reprimindo e oprimindo simplesmente por não concordar. 

Não vou, é claro, esquecer as discussões idiotas que tenho tido, vou lembrar dessa "fase" por algum tempo e muitas vezes de forma negativa. Mas ainda assim quero pensar em como não mais deixar que discursos agressivos me atinjam e de não tentar reproduzi-los apenas porque fiquei chateada. Apenas porque pessoas que querem defender seus pontos de vista a todos custo criticam o que gosto ou falam mal das escolhas que tenho. 

É isso, ódio, mesmo que seja direcionado para algo besta como uma série, um livro, uma anime, acaba se tornando idiota, impensado e chato. Então vamos tentar apenas respeitar os gotos dos outros. E, convenhamos, modinha é o caralho, porque independente do que está na mídia, o que gostamos, em nossa mente, é lei. Então esqueça que o vizinho, que o colega de Facebook, ou que o seu amigo pensa sobre o que você gosta e faça o mesmo com o que ele gosta. Só tente não trazer mais ódio ao mundo por algo que não precisa. Porque o que nós mais precisamos no mundo agora é de paz.

Modinha é o Caralho Modinha é o Caralho Reviewed by A escritora sonhadora on 05:04 Rating: 5

Nenhum comentário