Ela não está te dando mole!


(Imagem da campanha Chega de fiufiu)

"Ei, gata, que saúde ein ?", "Ô, lá em casa", "Gostosa". Acho que boa parte das mulheres alguma vez na vida já ouviu algo parecido. Uma cantada, como todas nós sabemos, uma cantada não machuca ninguém, não oprime, não nos deixa envergonhada. É algo inocente e que só serve para aumentar a "autoestima" da garota, então é um favor...Sintam-se lisonjeadas, porque nós nos produzimos mesmo é para os caras nos notarem. E se eu tô com aquela sainha curtinha é para o boy dizer o quão gostosa eu estou...Certo ? Como diria Michael Kyle.... Eh, Não.

Não mesmo. Esqueça disso, esqueça disso desde o começo se você é garoto. Só continue lendo, ok ? Imagine uma situação em que alguém te olha como se você fosse a última garrafa no deserto, imaginou ? Bem, agora pense que essa pessoa é desconhecida, fica estranho, não é ? Pense agora em como seria se essa pessoa te chamasse de "Gostoso", dissesse "Ô lá, em casa", "Te pegaria de jeito", talvez para você ainda pareça normal, mas imagina muitas mulheres te dizendo isso todos os dias ? Cansativo, não acha ? Imagina quando alguma ainda é atrevida o suficiente pra pegar na sua bunda. Tá imaginando, rapaz ? 

Talvez isso ainda pareça normal para você, mas imagine-se sendo encurralado sempre, por diversas mulheres, sendo assediado, ouvindo coisas que fazem com que você se sinta mal. Não sei se todos estão compreendendo a gravidade da situação, mas para os que não estão, eu vou explicar direitinho. Isso não é legal. Não importa se o cara é o deus do ébano, nem se ele é o mais estranho do mundo, isso é horrível. É assustador e é humilhante. Ninguém que saiba realmente o que é isso vai desejar ouvir todos os dias coisas como "Que bunda". E caso ouça, não vai ficar de dentes abertos esperando o próximo com a próxima cantada asquerosa.

Acho que agora deu pra entender, não foi ? Espero que sim. Então pense ai, rapaz. Aquela cantada que você passou outro dia, quando viu aquela gata na rua. Você acha mesmo, depois de tudo que eu disse, que aquela garota ficou feliz de ouvir sua enxurrada de palavras sem sentido ? Espero que a dona Reflexão já esteja batendo em sua porta e que nesse momento você esteja respondendo "Nossa, eu fui um babaca". Não existe prazer em ouvir alguém soltar palavras em cima de você, de te oprimir com palavras e te levar ao último grau da paranoia. 

Porque eu posso dizer, receber uma cantada na maioria das vezes é assustador, dá medo não saber quem é a pessoa que está te falando aquelas palavras, não poder reclamar, dizer o que sente ou até xingar se for o caso. Não temos garantia de quem é o cara com quem estamos falando, se ele tem uma arma, uma passagem pela policia, se já agrediu alguém ou se está morrendo de vontade de começar uma ficha criminal agora. Não temos como saber. É um perigo constante, confesso que no começo eu xingava todo mundo mesmo, dizia para tomarem vergonha na cara, para não me chamarem disso, daquilo, mas como fazer isso se eu posso morrer apenas por reclamar com alguém que está me deixando desconfortável ?

Essa garota, essa garota hipotética que na verdade sempre somos todas nós mulheres, ela tem medo. Teme por sua vida, por sua integridade física, teme por seu corpo. Ela não está te dando mole de forma alguma, se ela olhar para você, talvez seja para gravar seu rosto caso você venha a fazer algo. Se ela não disser nada quando você a canta é porque ela está com medo de ser arrastada para algum canto, de ser agredida ou pior. Então não use cantadas, não use esse tipo de abordarem para encurralar ou para amedrontar alguém. Por mais fortes que sejamos, às vezes não conseguiremos nos defender, não seremos rápidas o suficiente, não teremos voz para gritar. 

Pensem nisso no momento em que acharem que querem soltar uma cantada. No momento em que verem um amigo fazendo isso, converse, tente não fazer. Quer falar com a garota ? Não use uma cantada como forma de "chegar". E por favor, sejam capazes de nos defender. Porque talvez você saiba que uma garota não vai te "dar mole" por causa de uma cantada, mas talvez o seu colega, o seu vizinho, o seu amigo ache o contrário. Só tente se imaginar no nosso lugar, tenho certeza de que isso sim pode mudar seu pensamento. 

Eu recebia cantadas desde que era muito nova, porque sempre fui muito grande e todos achavam que eu era mais velha do que eu realmente era. Minha mãe ficava possessa quando via alguém tentando me passar uma cantada e olha, vou te dizer, cresci sabendo e vendo que isso era algo errado. A principio eu  não gostava pelo fato de pessoas estarem me chamando de coisas que eu não queria ser chamada, para uma garota de 10, 11, 12 anos isso é pior ainda, isso é assustador. E eu me tornei uma mulher para entender o real significado da coisa. E se já não gostava, passei a nem suportar. 

Eu não saio brigando com todo mundo que passa cantada, mas sou reservada quanto a isso e sim, fecho a cara, não olho e ignoro quem tenta me oprimir e tenta me amedrontar com palavras. Simplesmente não gosto e quando vem aquele que acha que eu tenho que parar  para ouvi-lo, aquele que acha que só porque eu usei um vestido curto, que eu usei um salto ou usei uma sainha eu estou dando mole (por sinal, que negocinho tosco esse 'dar mole'), eu fujo, eu viro a esquina, tento me proteger. 

Talvez não seja o seu caso, mas quando recebemos uma cantada o que conseguimos enxergar é alguém que por mais que acredite não estar fazendo mal e acredite que está "dando um up" na nossa autoestima, está é propagando o medo e o machismo. Porque no final não existem pessoas boas ou ruins, existem apenas aquelas que podem nos machucar, nos fazer mal, então, por favor, não seja uma delas.








Ela não está te dando mole! Ela não está te dando mole! Reviewed by A escritora sonhadora on 00:44 Rating: 5

Nenhum comentário