Real Life — Contos de Fadas




O que você faria se alguém que você jamais viu nada vida aparecesse do nada na porta da sua casa e dissesse que queria levar você para um lugar especial ? No meio da noite ? Ou se no meio daquele sonho maravilhoso fosse acordado por um estranho, te beijando ? Imagino que para a maioria essas experiências seriam no minimo amedrontadoras. Eu não gostaria de ser chantageada e presa em uma casa por um cara rude e grosseiro, imagino que vocês também não. Por isso eu resolvi criar esse post. Começa hoje, pessoas, Real Life...Posso dizer que é uma forma irônica como seriam algumas coisas se fosse na vida real.

Como muita gente sabe a Disney se inspira em muitos contos de fadas para fazerem seus filmes, Cinderela, Branca de Neve, A bela adormecida... E muitos desses contos seriam bem conflitantes se acontecessem no mundo real, olha que nem estou falando só das versões escritas e sim dos filmes. Uma vez, com alguns colegas, tive que fazer uma peça para a escola. Escrever como seriam os contos de fadas  nas perspectivas sociais atuais. Como ficariam em nossa realidade, o resultado foi um desastre, mas hoje, em uma conversa com uma amiga, resolvi escrever aqui como os contos de fadas seriam nas perspectivas sociais, na minha visão, é claro. Peguem a pipoca e vamos às histórias!



Super Importante: Aviso desde já que o post é irônico, ainda assim com fundos e frentes de verdade. Então, caso seja um defensor ferrenho de contos de fadas, não diga-me que estou sendo abusiva, chata, tirando a graça das histórias...Só estou colocando isso em um ponto de vista do nosso mundo. Até porque eu gosto de conto de fadas. Prossigam, babes. 





Aquela Síndrome de Estocolmo básica...

Você é uma boa garota. Uma boa filha e, de uma hora para a outra sua vida muda do nada. Seu pai some e você tem que procurá-lo. Então você, como boa filha que é, para salvar seu pai (que foi mantido em carcere privado depois de invadir uma propriedade privada) resolve invadir a mesma propriedade. Aceita chantagem para tirar seu pai de lá, ao invés de chamar a policia. E vê seu pai te vender para esse estranho, levando fortuna e ouro enquanto você continua lá, encarcerada. Como se isso já não fosse absurdo o suficiente, o homem mau e chantagista é agressivo e te priva de comida até que você "esteja em sua presença".

Acho que é ai que vocês se perguntam "Quem seria louco o suficiente para deixar alguma criança assistir e ler uma história assim ?". Pode ficando calminho ai, tem mais, tem mais. Como se já não fosse suficiente o cara ser totalmente horrível, a garota começa a se apaixonar por ele. Ok, ok, eu sei,
todos merecem segunda chance...Mas lá na minha terra, o nome disso é "Síndrome de Estocolmo", para quem não sabe, Estocolmo é uma síndrome em que a pessoa que foi trancafiada em algum lugar começa a sentir simpatia pelo seu captor. Não é algo agradável, é meio psicótico pra falar a verdade.

E esse não é o final da história macabra contada para crianças. Depois da paixão do casal captor/capturada se tornar realmente real, ela decide visitar o papai, agora rico... E então vários moradores da cidade onde eles moram resolvem que está na hora de acabar com o sequestrador (coloque na lista de coisas estranhas a serem contadas para crianças violência e lixamento) e vão lá atrás do cara. Destroem a propriedade dele, batem nos funcionários, acabam com tudo.

Sem falar que tem um cara totalmente louco e assassino tentando matar o projeto de sequestrador. Esse mesmo cara foi o que assediou a garota que foi "vendida" pelo pai durante boa parte do filme. Sentiram como esses filmes são totalmente para crianças ? Acho que quem leu até aqui já descobriu de que Conto de Fadas estamos falando. Não queria ter que destruir a infância de alguém dizendo o que aconteceria se tudo isso ocorresse na "vida real", mas é a verdade. E só pra constar aqui, A bela e a fera é um dos meus contos de fadas favoritos!





Violência contra menores, pode ? 


Existem algumas leis que protegem menores de idade. Não se pode bater, nem explorar, muito menos fazer uma criança de escrava, acho que todo estamos de acordo, certo ? Mas o que você diria de uma madrasta que desde que o marido morreu trata a filha dele como se a menina fosse empregada da casa. "Encarregava-a dos serviços mais grosseiros da casa. Era a menina que lavava as vasilhas e esfregava as escadas, que limpava o quarto da senhora [mais conhecida como exploradora de menores] e os das senhoritas suas filhas. Quanto a ela, dormia no sótão, numa mísera enxerga de palha"¹.

Não só exploração de menor/incapaz, como maus tratos. Mas chega a ser tortura. Deixar uma criança ou qualquer outra pessoa dormir em um pequeno lençol de palha, por assim dizer. Acho que, se alguém denunciasse, o conselho tutelar, a policia, a galera dos direitos humanos e o caralho a 4 chegaria para colocar essa dona, que não gosta de crianças, atrás das grades. Mas vamos ler Cinderela para a criançada, porque elas vão aprender desde cedo como tratar as pessoas.




Irmãos em apuros ?


A história que vos conto agora aconteceu naquele dia, naquela florestinha ali, perto daquele lugar. Foi triste, trágico. Foi... Devastador. Falo sobre os irmãos Pig. Rapazes trabalhadores aqueles, viviam sendo ameaçados por um assassino naquela floresta. O cara queria porque queria exterminar a família toda. E, para vocês terem ideia, os três trabalhavam dia e noite para fazer de suas casas lugares seguros. Mas dois deles não eram muito inteligentes. O primeiro e mais novo só acrescentou um cadeado ao sistema de segurança da casa e sorte a dele ter feito uma porta dos fundos ou o assassino entraria e o mataria sem que ele tivesse chances.

O segundo foi só um pouco mais esperto. Depois de abrigar o irmão mais novo ele colocou um alarme e alguns cadeados a mais. Mas como é que um assassino super disposto pararia assim tão fácil ? E o cara conseguiu invadir a casa, sorte dele aquela enorme janela estar em seu quarto. Os dois fugiram para casa do mais velho, felizmente alguém da família tinha que ser um pouco mais inteligente, não é ? E esse irmão mais velho tinha travas de segurança, um bom alarme, diversos cadeados e....O último item, mas não menos importante, um quarto do pânico.

O assassino conseguiu invadir a casa, mas os três rapidamente entraram naquele quarto do pânico e ligaram para a policia. Veja que houve diversas tentativas de assassinato, invasão de domicilio e a violência por parte do assassino...Ainda assim Os três porquinhos é um dos dois mais lidos e apreciados. Prefiro meu CSI mesmo, muito menos violento.





Foi noticiado na TV, eu juro!


No dia 24 do último mês uma grande tragédia se abateu sob a Floresta Encantada. Os moradores ainda estão chocados com os últimos acontecimentos e muitos dizem que jamais viram tamanhã violência. A doce menininha conhecida por todos como Red², fazia sua rota normal pela manhã. Estava indo para a casa de sua pobre avó inválida, levar alguns remédios. Sua mãe lhe disse para não sair do caminho, pegar o ônibus certo, mas depois que o perdeu Red resolveu que não esperaria e pegou o ônibus seguinte, que ia até quase todo o caminho, mas não passava diretamente pela rua em que sua avó morava.

A garota encontrou um rapaz suspeito no caminho, ele tinha enormes olhos azuis, cabelos loiros encaracolados e disse a garota como chegar mais rápido na casa da avó. A menina, seguindo as instruções do meliante chegou até a casa de sua avó e não notou nada de muito estranho até o rapaz que viu pouco antes apontar-lhe uma arma e declarar que estava prestes a sequestrá-la. Red então começou a chorar, perguntou por sua avó e por pouco, na hora do medo, não começou a gritar. O bandido falou que a "velha" estava presa no armário e perguntou se ela sabia onde estavam os cartões de crédito da avó e como sacar o dinheiro no banco.

O homem, desesperado para sair dali com a garota não percebeu que uns dos vizinhos, que tinha porte de armas e tudo os viu. O homem não pensou duas vezes antes de ir em casa, pegar sua arma e atirar no bandido. O homem morreu e a menina e sua avó foram salvas. Mas de sequestros, assassinato, crianças confiando em estranhos e a violência gratuita....Os contos de fadas estão bem representados. Ainda mais se for um dos mais conhecidos como Chapeuzinho Vermelho, lindo, vou torcer para que esse lobo mau não me persiga!




"Mais é uma puta!"

Pera lá, cumpade. Como assim chamar a mina de puta ? E mais. Se ela fosse puta, não seria da sua conta. Quer dizer, a garota perdeu a mãe quando ainda era bebe, o pai quando estava na adolescência, participou de diversos concursos de beleza — dos quais sempre ficou em primeiro lugar —, foi expulsa de casa pela madrasta, quase foi morta por um cara que era "coligado"  de sua madrasta, foi perseguida, morou na rua por algumas semanas, ficou doida falando com papagaio, rato, cachorro, gato e só melhorou um pouco quando conheceu sete pedreiros que estavam fazendo umas obras na Lapa.

Os caras abrigaram a mina deram casa, ela começou a trabalhar lá para poder viver. Lavou, cozinhou, passou, limpou toda a casa, virou amiga, dançou com os caras e porque ela está morando com os sete você está me dizendo que ela puta ? Procura tem rumo, meu velho. A mina é reponsa. Você não sabe da vida dela, mas ela já comeu maça estragada, foi parar na UTI e quase morreu. Ainda teve um sacana desgraçado que resolveu brincar com o corpo da mina. O vagabundo beijou a garota desacordada, em coma, isso ai, meu chapa. Ainda chamou o beijo sem consentimento de "Beijo de amor verdadeiro" e está vendendo esse caô até hoje.

Como eu disse, expulsaram de casa, teve tentativa de assassinato, beijo sem consentimento, preconceito por parte da sociedade, teve até uma menina morando na rua. E claro, todos só se lembram do felizes para sempre, porque sim, né ? Se lembrem disso ao verem Branca de Neve. E olha que nem falei da versão original macabra (que eu confesso que amo de paixão) em que o cadáver de Branca de Neve é carregado para todos os cantos [necrofilia das brabas, eu sei].




Ah, as mulheres...

O cara é maravilhoso, amiga! Eu sei, eu sei. Nem parece real. É gentil, atencioso, RICO! Sim, ele é rico. Ok, os vizinhos não gostam, a policia acha que ele tem a ver com o sumiço das exs esposas, vê se pode ? O pobrezinho é injustiçado, eu tenho certeza. Tem seis casas no país, três fora. A casa daqui da cidade mais parece um palácio e eu quase me perdi. Poderíamos fazer festa em uma ala e ele nunca notaria de tão grande que é. Claro que estou apaixonada, só me caso por amor, querida. Amo tudo nele. Tudo mesmo.

Ele me disse que eu poderia mexer em tudo, cartões de crédito, casas, que poderia mudar até a decoração se quisesse, mas que nunca poderia ir até aquele porão imundo e fétido. Eu devia tê-lo escutado, porque agora não consigo mais parar de olhar para as 16 últimas esposas dele, todas mortas, quase empalhadas como se fossem animais... Onde eu fui me meter.

Assassinato. Feminicídio³, para ser mais exata. A futilidade também envolve essa trama. A ganancia e a teimosia. Não que os três últimos sejam temas que não possam ser tratos em contos de fadas, longe disso...Mas quem leria Barba Azul para os filhos antes de dormir ? Ok, talvez eu lesse, mas em minha defesa é uma história muito legal. Ainda assim, no nosso mundo, no mundo real, é bem pesada. Na verdade, o conto de fadas em si é super pesado, no mundo real então vira praticamente um filme de terror.

P.S. Eu escrevi uma versão desse conto de fadas para o mundo real em um desafio do Nyah Fanfiction. Quem quiser dar uma lida, até aqui o link: Barba Azul.



"O marginalzinho".

Sim, sim. Titulo tendencioso. Não suporto gente que fala assim, mas como estamos ironizando tudo, bora colocar mais essa. Ele fugiu de casa, todo mundo sabe disso, foi embora e na rua formou sua gangue. O garoto cheira algumas coisas, eu sei, tenho certeza. Ele recruta meninos mais novos que ele e naquela semana recrutou uma menina "de família". Acredita que o moleque teve a audácia de levar a menina pro muquifo dele ? Sim, ele levou. E levou os irmãos dela também. Botou os moleques de sua gangue para distrair os pirralhos e quis se dar bem com a menina.

Nem preciso dizer que desaprovo o moleque, que bicho escroto. Bem, mas no final ela não ficou com ele, não foi mesmo ? Ele acabou sozinho, provavelmente ainda chora a noite, por ter perdido seus companheiros de gangue. Obviamente estamos falando de Peter Pan. Essa foi sútil como uma rocha...Nem citei aquela fada dele porque eu precisaria de um post inteiro para dizer porque desaprovo sininho (na verdade não gosto mesmo, está mais para antipatia da minha parte, eu sou chata). Não tem tanta coisa em Peter Pan, mas quem vai querer que os filhos fujam no meio da noite com vários outras crianças que não tem onde dormir ? Pois é, foi isso que pensei.



Joga seus....Não, não joga!


Tudo começa ruim quando a mãe e o pai invadem uma propriedade alheia para roubar maças. Ok, podem chamar de "desejo" de grávida, mas sejamos coerentes, porque diabos você vai invadir uma propriedade para roubar uma fruta ? Se eles não tivessem o que comer, até faria sentido, mas tendo o que comer isso se torna até um pouco fútil. Sim, ai depois de roubar a fruta do quintal alheio a dona do quintal resolve sequestrar a filha do casal. Na verdade podemos e não podemos chamar de sequestro por diversos motivos, um deles é que o homem dá a criança para que a mulher não os denuncie para policia. Então existe um tipo de troca pelo bebê.

A menina é criada em carcere privado pela dona daquele quintal. Todos os direitos lhe são tirados, porque nem estudar ela estuda. Ela é forçada a não cortar os próprios cabelos e a uma certa altura da história, quando se apaixonada, a senhora além de empurrar o rapaz da torre onde ela mora, o fazendo ficar cego, não faz nada para a garota que fica "mentalmente instável" por algum tempo. Sequestro, Venda/Troca de criança, tentativa de assassinato e carcere privado. Mas Rapunzel é um dos meus contos favoritos, "considero pakas".


Eu cansei. Estou parando para não ficar feio....E não, eu não falarei de A bela adormecida, ou teria que fazer um post inteirinho para toda aquela coisa de necrofilia, cara agarrando mulher desacordada, bruxa psicótica e ciumenta se vingando...Bem. O post foi feito para mostrar que contos de fadas só seriam realmente bons nos livros, nos mundos encantados e nas histórias. Sim, é maravilhoso sentar com as crianças, com os primos, sobrinhos, filhos e mostrar a eles um mundo que eles não conhecem...

É legal ter cuidado porque os contos de fadas são histórias contadas para crianças, tem muitas coisas que seriam absurdas no "mundo real" e os pais tem que saber como explicar isso a criança. O importante também é incentivar a criança a lê-los e a ouvi-los desde cedo. Farei um post inteirinho para falar sobre leitura para crianças (porque amo ler para meus primos mais novos).  Espero que tenham gostado do post, que tenha rido, se divertido ou até mesmo tenha ficado com uma vontade louca de criticá-lo. Pode fazer sua critica quanto assunto. Até o próximo, babes!




¹ — Trecho do livro Contos de Fadas, de Perrault, Grimm Andersen & Outros
² — Red quer dizer Vermelho. Na série Once Upon a Time a personagem "Chapeuzinho Vermelho" na verdade é chamada de Red.
³ — Feminicídio é o ato de matar uma mulher somente pelo fato dela ser mulher. Tem até uma lei agora que condena e coloca isso como crime.






Real Life — Contos de Fadas Real Life — Contos de Fadas Reviewed by A escritora sonhadora on 21:17 Rating: 5

Nenhum comentário