Sobre a sua beleza



 Não sei se posso considerar isso um texto de auto-ajuda, se isso se encaixa em um desabafo ou em apenas uma crônica que não contem comédia alguma. O que sei é que você, você ai mesmo que está começando a ler esse texto, precisa continuar a lê-lo. Estou falando para você neste momento. Já me disseram muita coisa nessa minha não tão longa vida, falaram-me sobre como eu era inteligente, sobre como era uma boa garota e como um dia eu seria 'alguém' na vida. Foi-me ditas inúmeras verdades e inverdades e tudo que me foi dito e preparado, ninguém nunca me explicou o quão ruim é ser rejeitada pela sua aparência.

A beleza é algo que muitas pessoas presam, talvez até mesmo as pessoas que acreditam não se importar com isso, se importam. Quando pequena eu era um pouco vaidosa, gostava de usar batom, de tirar fotos e sorria para todas elas sempre, em poses diferentes, era uma criança como qualquer outra. Nunca tive obsessão nenhuma sobre minha aparência, até porque naquele momento nunca havia sido questionada ou oprimida sobre isso. Com o tempo e com as mudanças que ocorreram em minha vida tive que me adequar a situação que vivia. Alisei meus cabelos crespos — não por vaidades, mas porque aquilo facilitava muita coisa, meu cabelo era enorme e rebelde e isso dava muito trabalho — passei a usá-los de outra forma e iniciei um novo ano letivo, em um bairro novo, em uma vida nova.

No meu primeiro dia de aula fui reprimida por colegas que achavam meu cabelo feio, eu tinha apenas 11 anos, ninguém nunca haviam me falado sobre esse tipo de coisa. Eu não estava preparada. Riram de mim, falaram de mim, brincaram com a minha aparência. Por quatro anos eu me afundei em um mar de injurias, de apelidos maldosos e ofensas que me custavam cada dia mais um pouco da minha autoestima. Fui humilhada por colegas de classe, de colégio, olhavam para a forma como eu me vestia, a forma como andava, o que eu fazia no cabelo e porque eu não seguia um padrão. 

Durante o tempo em que estudei nesse lugar não existia uma Ilana, existia alguém que foi chutado tantas vezes que se fechou em seu próprio casulo, uma pessoa que por mais que tivesse amigos não sabia porque algo tão frívolo, como sua aparência, causava tanto estardalhaço em pessoas que não deveriam estar ali para julgar o seu exterior. Passei anos culpando a mim mesma pelo que os outros falavam de mim, passei anos fingindo para as pessoas que estava bem quando eu realmente não estava. Eu tinha sim meus momentos de alegria, mas no fim do dia tudo de ruim que eu queria esquecer voltava para me assombrar.

Eu mudei de colégio na esperança de que isso acabasse, de que eu não precisasse ouvir as mesmas coisas, conviver com as mesmas pessoas e me tornar alguém mais triste do que eu já era. E acabou. As piadinhas não eram mais tão dolorosas, encontrei pessoas que se importavam e mesmo que ainda fosse julgada pela aparência por um ou outro eu tinha apoio. Eu não estava "curada", mas havia recuperado parte de mim que eu nem lembrava que existia. Não era pela beleza, como muitas pessoas podem achar, era pela liberdade de ter aparência que eu quisesse sem ser julgada, sem ser oprimida e reprimida por isso. Sempre foi sobre ser eu mesma sem ter que ser machucada por isso.

Só comecei a me dar conta da minha real beleza quando tive que mudar mais uma vez, mas essa vez eu mudei porque eu queria. Queria me livrar de algo que me atormentava, queria me tornar eu mesma mais uma vez. Deixei o tempo passar e quando olhava no espelho eu enxergava a pessoa que sou hoje. Eu enxergava a beleza que me foi negada por muito tempo. Enxergava não, eu enxergo. Eu aprendi que a beleza é algo tão.... Relativo. É, isso mesmo. Eu me acho bonita e sei que muita gente não concorda comigo e para mim não importa, não mais. Porque eu sei que existe algo muito mais profundo do que me olhar no espelho e ver o que sou por fora. 

Foi algo que tive que aprender, porque me sentir bonita, definitivamente, não foi o primeiro passo. O primeiro passo para enxergar em mim algo que há muito tempo eu não via foi me amar. No momento em que eu deixei as inverdades dos outros de lado, em que eu me foquei em mim e que amadureci como ser humano, eu comecei a me amar. Me amar em todos os pedaços e sentidos. A garota que hoje eu olho no espelho é resultado de uma paixão incrível, uma paixão que demorou muito para ser consumada, mas se tornou uma amor tão profundo que pode ser denominado como um dos maiores amores de todos: O amor próprio. 

E é por causa dele que venho falar para você. Caso ainda esteja lendo, seja só um pouco mais paciente. Quero falar sobre uma pessoa que tem suas defesas destruídas, que tem sua autoestima jogada no lixo, que nem ao menos sabe quem ela é realmente. Esse tipo de coisa aconteceu para mim no colegial, para você pode acontecer no trabalho, com a sua família, com seus colegas... Não é algo fácil, não mesmo. E eu digo que não é fácil por diversos motivos. Quem consegue transformar a alma de uma pessoa dessa forma é tão miserável quanto a alma que está fazendo apodrecer. Quem sofre, quem acaba virando uma pessoa frágil por isso é miserável pelo simples fato de ter sido usado para uma maldade tão grande.

Se você é qualquer um dos dois, nesse momento, reflita comigo. A beleza, que eu disse ser relativa, é algo simplesmente único. Você é único, você não precisa acuar ninguém para se sentir melhor, não precisava fazer mal a alguém para tentar achar isso em você. A beleza é a forma como você trata a vida, as pessoas, os animais e até mesmo a natureza. A beleza é ser uma pessoa boa e saber que em seu coração existe amor. Ainda assim a beleza é algo externo, algo que ninguém pode te dizer que você  não tem. E se disserem, não os ouça, porque quando você olha no espelho, por mais que você tenha olheiras, que tenha alguns pneuznhos ou que seu pé não seja da forma como você gostaria que fosse, você é belo.

A partir do momento em que você aceitar quem é, da forma que é, você vai se amar. E ainda assim, depois que se amar profundamente você quiser mudar algo em você não vai ter nada demais, você vai ser uma pessoa que mesmo se amando quer mudar algo porque sabe que assim vai se amar mais ainda. Agora lhes darei um pequeno aviso. Quanto a parte de mudar.... Mude apenas o que você não gosta em você, não mude porque alguém disse que você ficaria mais bonito, ou porque você viu atores, modelos ou seja lá quem for fazendo o mesmo. Mude por você, apenas por você. Isso é claro, se quiser mudar. Porque a sua beleza está ai, estampada no seu rosto, uma estampa que vai além e chega até seu coração e mostra a todos que você ama quem você é.

Nunca se esqueça disso!













Sobre a sua beleza Sobre a sua beleza Reviewed by A escritora sonhadora on 21:49 Rating: 5

Nenhum comentário